sábado, 27 de fevereiro de 2016

Definição de Bizu pelo Legionário Christian

Definição de Bizu:

A PALAVRA "BIZÚ"
Quando criei este tópico, não foi à toa que escolhi esse título DICA. E no dicionário vem a explicação: informação útil, proveitosa...
Enfim, me esmerei ao máximo no curso de letras que fiz, e em muito me contribuiu o estudo de latim e francês no aprimoramento do meu português. Por essa razão, posso, aqui, falar com propriedade e conhecimento de causa do tema em questão!!!
Há muita gente falando a palavra BIZÚ...bem, não importa se é bizu (com ou sem acento) ou se é bisú (com z ou s). O que importa é que essa palavra não existe no dicionário.
É um NEOLOGISMO infeliz...Por que???
Porque não se sabe ao certo como surgiu, mas sabemos como ela TERMINOU ou foi substituída. Sabemos, também, que ela é muito difundida no meio militar e adorada pelo pessoal da Força Aérea.
Explico: Estávamos visitando o 2o.REG em Saint Christol quando tive a oportunidade de dialogar com um oficial da ALAT (aviação francesa). Discutia, eu, sobre a possibilidade de engajar na ALAT...no meio da conversa ele me surpreendeu com uma pergunta:
Tendo, ele, participado de algumas operações conjuntas com as Forças Armardas brasileiras, indagou-me sobre a pederastia entre os militares no Brasil...e disse ter notado, quando esteve aqui, que um militar, constantemente, pedia e dava ao outro um bizú!!!
Moral da história: BISOU (e se pronuncia bizú) que no francês quer dizer BEIJO ou beijinho...Aí todos percebem a equivocada interpretação que ele teve. Enfim, até que se provasse o contrário...o falso boato de pederastia dos brasileiros se espalhou entre eles. Talvez por isso, os oficiais tenham se dado conta, e nas operações seguintes, quando estavam perto dos franceses, passaram a utilizar a palavra BIZULÉU...
Resumindo: o cara que vier me pedir uma DICA, terá propamente a sua resposta; mas se o cara vier me pedir um BIZÚ...
Bem, nesse caso, VAI LEVÁ PORRADA NA CARA!!!

História do "Bizu" por Filipe:

Bizu Surgiu por causa da perda de florianóplis para os espanhóis, nas intermináveis guerras coloniais entre Lisboa e Madri. Por deficiência na escola de artilharia, as baterias costeiras portuguesas foram incapazes de atingir os navios espanhóis que obtiveram sucesso em desembarcar suas forças na ilha. Depois dessa derrota, o Uruguai foi trocado por Florianópolis e os militares portugueses passaram a estudar física pelo livro do professor francês Bizut. Quando o cadete de artilharia tinha dificuldade na matéria, simplesmente diziam para ele pegar o livro do Bizut, de tanto falar Bizut, Bizut, Bizut, o nome se tornou sinônimo de "dica". Os livros de física no Brasil foram escritos em francês até o século XX, quando foram traduzido pelo professor Omote, com quem eu tive o prazer de ser aluno aos 17 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Mercenários Brasileiros!! Legião Estrangeira ou Exército Americano?

                                            Os Brasileiros se embrenham em tropas alheias. Lutar mais pelo dinheiro que por patriotismo...