quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
A Legião estrangeira e as mudanças em 2015
A Legião Estrangeira de 2015 – século XXI
A legião não é uma tropa como as outras. É a parte do exército francês que recruta estrangeiros.
Atualmente são 7 223 homens: 366 oficiais, 1 743 sub-oficiais e 5 114 legionários em 11 regimentos. Esses homens são provenientes de 146 países diferentes, construindo um futuro de excelência, onde honra e fidelidade são os valores fundamentais. (dados de 2014, segundo o General Comandante Christophe de Saint-Chamas do COM.LE).
Fascínio e respeito são os sentimentos que descrevem os admiradores da LE, uma instituição secular que pretende atualmente derrubar 2 mitos que há muito estão ultrapassados: O da obrigação de servir no anonimato da identidade e o da aceitação de criminosos em sua tropa.
Históricamente o recrutamento sempre esteve ligado as crises políticas: Os brancos russos, os republicanos espanhois, os alemães do pós guerra, os europeus do leste após a queda do muro de Berlim, entre outras. Hoje, a LE tem também recrutas da China, da Mongólia e o número crescente de brasileiros.
A LE, tem em seu quadro de recrutas apenas 18% de legionários servindo no anonimato. Todos os outros optaram por assumir suas identidades presumidamente reais. Isso se deve ao fato de que a maioria veio para fazer carreira ou em busca de aventura, ou ainda, para apagar um passado que nem sempre está ligado ao crime, pois nem todos tem vida pregressa com manchas. A LE não quer em sua tropa recrutas que cometeram crimes de sangue, crimes sexuais, tráfico de entorpecentes, de pessoas ou de órgãos.
A prova disso, é que durante a seleção os candidatos tem seu passado vasculhado pela Division statistique et protection de la Légion étrangère (DSPLE), com o apoio dos serviços de inteligência dos outros países, e interpolícias – INTERPOL.
Esses, quando são descobertos, são imediatamente desligados e muitas vezes encaminhados a justiça do seu país.
Ela aceita apenas os que cometeram pequenos delitos, proporcionado-lhes uma segunda chance.
“Uma nova chance, para uma nova vida… pouco importa a sua origem, sua religião, sua nacionalidade, seus diplomas ou seu nível de escolaridade, sua situação familiar ou profissional”.
O ideal da Legião Estrangeira, é que seus incorporados sejam também dotados de absoluta força moral e a imagem dos “quepes brancos” é reforçada pelo nível de exigência aos candidatos. Segundo o Tenente-Coronel François-Xavier Petiteau, chefe do GRLE – Grupamento de Recrutamento da legião em Fort de Nogent, a cada 8 candidatos, apenas 1 é selecionado. É preciso merecer a vaga, e é isso que dota a Legião Estrangeira de notoriedade excepcional e reputação a toda prova.
Embora pertença ao exército francês, sua administração é independente, sobretudo no que diz respeito ao recrutamento.
Honra e fidelidade.
Resumo do percurso para a seleção:
A pré-seleção é feita num dos postos de informação (PILE) ou de recrutamento da Legião Estrangeira: Aubagne, Bordeaux, Lille, Lyon, Marseille, Nantes, Nice, Paris (Fontenay sous Bois), Perpignan, Strasbourg, Toulouse.
A seleção é feita em Aubagne (perto de Marseille): testes medicais, testes esportivos e testes psicotécnicos. Se a candidatura é aceita, o recruta assina seu primeiro contrato, com duração de 5 anos.
Resumo do percurso da formação :
A formação inicial se desenvolve durante 4 meses no 4e régiment étranger (4e RE), em Castelnaudary. Ao final da formação, o legionário é incorporado em um dos regimentos ou desligado da Legião Estrangeira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Mercenários Brasileiros!! Legião Estrangeira ou Exército Americano?
Os Brasileiros se embrenham em tropas alheias. Lutar mais pelo dinheiro que por patriotismo...
-
São 20 Metros (ponto A ao ponto B), o teste inicia-se a uma velocidade de 8,5 Km.h e é constituído por patamares de um minuto, com o ...
-
Dentre os vários componentes que caracterizam a aptidão física de um indivíduo, a capacidade cardiorrespiratória tem sido considerada u...
-
2eeme REI - 2e Régiment d'Infanterie de Étranger 2º Regimento de Infantaria Estrangeiro. Situado em Nimes, França. Histórico Criad...
Nenhum comentário:
Postar um comentário