domingo, 20 de março de 2016

Um futuro Candidato a Servir na Legião Estrangeira me perguntou:


PERGUNTA

Sou formado em Enfermagem, meu diploma me serviria de alguma coisa, como por exemplo: melhores chances de ser aceito? Poderia Eu trabalhar como enfermeiro na Legião?

RESPOSTA
Seu diploma de enfermeiro não é valido para a Legião, por isso leva-lo até lá não lhe garantiria nada de especial, em relação aos testes seletivos e muito menos lhe garantiria um ingresso de imediato.

Deve ter lido nesse mesmo doc, onde falo que não vale a pena levar outros documentos, a não ser o passaporte e o bilhete de avião.

Mas pelo que me parece Você é formado numa faculdade de Enfermagem, e não é um simples ajudante de enfermagem ou semelhante, lógico sem menosprezar tais cargos que sei terem seu valor, mas sabemos que uma formação como a sua de nível superior, lhe coloca num patamar superior.

Posso te aconselhar a tirar uma xerox colorida, bem feita de seu diploma o qual poderia estar levando com Você, pois médicos, enfermeiros, dentistas e até mesmo veterinários são muito bem requisitados pela Legião, pois eles sabem que alem de investir em você, estarão na verdade fazendo uma troca de oportunidades.

Isso também é valido para outras pessoas que possuem uma formação superior em áreas distintas que a legião poderá aproveitar no decorrer dos anos de serviço, tais como: Mecânicos, Cozinheiros, etc.

É claro que poderá sim chegar a ser enfermeiro na Legião, mas isso levará algum tempo.

Vou tentar explicar porque.

Vai ter que começar como todo mundo, legionário de base, limpando banheiro, aprendendo como todo mundo, a vida e a rotina militar de um soldado de infantaria.

Quando sair de Castelnaudary, apos o período de instrução de base, e voltar para Aubagne e em seguida for para o regimento de escolha, vai ser incorporado a uma companhia de combate dentro desse regimento.

Passará em uma entrevista com o Comandante da Companhia e com o seu agora Chefe de Seção, que certamente um dos dois irá lhe perguntar, o que pretende fazer, qual caminho gostaria de seguir, dentro da Legião Estrangeira.

Você dizendo que foi enfermeiro formado na vida civil, e por gostar dessa atividade, gostaria de seguir essa trilha também se possível dentro da Legião.

Certamente com isso seu chefe já lhe colocará como ajudante do Legionário Enfermeiro, que cada seção de combate tem no mínimo um, isso também vai depender do seu nível em francês, e marcará em seu Dossiê que deseja ser voluntário para os cursos de enfermagem e seguir essa BRANCHE...........(Branche em francês é galho, como galho de árvore, mas também é utilizado para designar uma profissão, assim como se você estivesse num galho e fosse seguir aquele galho ate as folhas, sempre daquele galho).

Com 10 meses de serviço ira passar a Legionário de primeira classe (1CL),
O pelotão de cabo poderá vir por volta de 2 anos de serviço, acredito ser essa a media hoje em dia.
Durante esse período esperando quem sabe ir ao pelotão de cabo
Estando numa companhia de combate
Fazendo os cursos de especialização da companhia.

Poderá ser enviado a fazer o primeiro nível de um curso de enfermagem, chamado CTE - Curso Técnico Elementar.
Como vê o nome já diz, o curso vai mais para um nível de auxiliar de enfermagem mesmo, e estará bem abaixo do seu nível.

Na Legião os cursos são todos praticamente divididos em CTE e CT1
CTE - Curso Técnico Elementar
CT1 - Curso Técnico de Primeiro Grau
você verá ainda CT2, e outras nomenclaturas, mas isso tem muito chão para tal, e aqui em nível de informação vamos nos restringir em CTE e CT1.

Para entender melhor.
Quando estiver em castelnaudary, na escola da legião, no 4º R.E., fazendo sua instrução de base apos ser aceito no 1ºRE em Aubagne, na verdade você estará fazendo seu CTE - 00, sendo que o numero apos a nomenclatura do Curso indica sua branche, sua profissão.

Branche 00 é - COMBATE de Infantaria
Branche 01 é - Combate a Tanques Blindados ou Tropas Mecanizadas
Branche 02 é - Técnico de Artilharia
Branche 03 é - Transmissão - Eletrônico, telecomunicações e informática.
Branche 04 é - Combate du Génie
Branche 05 é - Eletrônica e Eletromecânica aplicada
Branche 06 é - Trabalhos de infraestrutura
Branche 07 é - Cozinheiro - Alimentação
Branche 08 é - Auto Escola - Circulação, condução, Transporte.
Branche 09 é - Navegação Aérea
Branche 10 é – Técnica de reparação e de Gestão dos Materiais
Branche 11 é - Administração, Roupas e Vestimentas.
Branche 12 é - Saúde - Enfermagem, Medicina, Dentista, Veterinário, etc.
Branche 13 é - Gasolina - Tudo ligado a Combustíveis, derivados e inflamáveis.
Branche 14 é - Técnicas de Animal
Branche 15 é - Educação Física e Treinamentos Esportivos, Personal Trainning.
Branche 16 é - Musica

Apos um tempo de Legião poderá fazer um curso mais avançado de Combate, que seria o CT1 - 00 Curso Técnico de Primeiro Grau Branche Combate.

Então sua Branche seria Saúde, ficaria voluntário para o
CTE – 12 / Curso Técnico Elementar Branche Saúde.

Apos esse curso completado, que por sinal é realizado também no 4ºR.E. em Castelnaudary, o mesmo regimento escola, onde fez sua instrução de base. Voltara para seu regimento novamente e dentro ainda da companhia de combate começara a atuar como soldado enfermeiro.

Talvez para você seja legal, mas o enfermeiro carrega alem de todo o material como todo soldado comum, ainda mais uma sacola de enfermagem que não é pequena e bem pesadinha, já que somada com todo o resto que tem que levar, chega a incomodar. Isto tudo vale também para as outras profissões assim como o pessoal que faz TRANSMISSÃO, Branche 03, que após o CTE, sempre carregará o Radio da seção de combate, para o chefe da Seção, normalmente um Lieutenant (TENENTE).

Mas tudo bem, isso faz parte.

Com o tempo poderá ir para o pelotão de cabo.

e com o passar do tempo poderá, sair da companhia de combate e ir para uma outra companhia, mas ainda no mesmo regimento, na maioria das vezes essa outra companhia é a CCS - Companhia de Comando e Serviços.

Nessa Companhia que já não é mais uma companhia de combate, então não sairá mais tanto para as manobras e campanhas que as companhias de combate executam quase que semanalmente.

Com uns 4 a 5 anos de serviço no maximo passará ou a Cabo Chefe ou ainda devido a todo seu potencial como enfermeiro, ou outro potencial seja quem for, poderá ir para o pelotão de sub oficiais, chamado CM1 - Curso Militar de Primeiro Grau, ou diretamente para o CT1, no seu caso ENFERMAGEM.

Onde qualquer um dos dois citados acima CT1 e/ou CM1, também são realizados em Castelnaudary.

Ao voltar se for do CT1 curso técnico de primeiro grau, certamente terá já em vista uma previsão para o pelotão de sub oficiais.
Se estiver voltando do Pelotão de Sub Oficias - o CM1 - curso militar de 1ºgrau, também certamente já terá uma posição para ir ao CT1 de sua escolha ou normalmente em relação àquele que Você já fez o CTE,
Isso porque uma coisa puxa a outra.

A legião se investe em você para ser um sub oficial, ela precisa que você tenha maiores conhecimentos que seus subordinados, então lhe dará um curso de formação superior. E por outro lado se a Legião lhe da um curso de formação superior como qualquer que seja o CT1 que faça (o meu, por exemplo, é CT1-00 - Combate), logo você com isso tem um conhecimento superior e para isso deve ter um cargo superior.

Mas tudo isso não é uma regra seguida à risca, pois existem muitos Cabo Chefes que são CT1 em uma determinada função, seja ela qual for, ate mesmo cozinheiro, mecânico e seu grade é inferior ao de sargento que às vezes ainda não fizeram um CT1 por diversos motivos.

Ainda há Cabos que já teen o CT1 da sua área de trabalho, mas que ainda não são nem Cabo Chefe e nem irão ao Pelotão de Sub Oficiais por motivos diversos. Como por exemplo: até o ponto de ser enviado a um curso como tal era bom soldado, após por motivos diversos tornou-se um soldado alterado, cheio de punições, que o faz ficar estaguinado em seu posto, pois sua notação em seu dossiê para o chefe de seção ou em relação ao Comandante da Companhia é ruim. Com isso eles não o colocarão como voluntário para subir de grade, ir ao pelotão de Sub Oficiais, nem a outra coisa qualquer alem do que ele já é.
Assim no maximo ele conseguirá com o tempo de serviço passar de Cabo para Cabo Chefe que é apenas mais uma distinção, assim como o Legionário de Primeira Classe que não é superior ao legionário comum, simplesmente tem essa distinção para distingui-lo por tempo de serviço superior ao outro, assim acontece com os Cabo Chefes e Cabos comuns.

Para encurtar a historia toda, sim Você tem tudo para conseguir ser aceito na legião com uma especialização desta, Formado em Enfermagem.

Isto é valido para muitos que teen formações que podem ser úteis a Legião, como já disse anteriormente, por exemplo: MEDICO, DENTISTA, VETERINARIO, MECANICOS, AREA ELETRONICA, etc.

Tem tudo para conseguir chegar sim a ser um enfermeiro e trabalhar num posto dentro da enfermaria do regimento, e ate mesmo com o tempo chegar a ir a cursos mais superiores ainda, dessa vez realizados em hospitais militares juntamente com o pessoal do exercito normal francês. Onde o curso é a nível NACIONAL, e são poucos que chegam a este nível. Mas se conseguir chegar a esse ponto, sua carreira decolará praticamente para o nível de Oficial.

Mas, não se iluda, pois isso é muito difícil, mas não impossível, tanto é que existe alguns Oficiais, os melhores por sinal dentro da Legião, que começaram como simples legionários e entre os 17 anos a 20 anos de serviço são Oficiais da Legião Estrangeira.

Espero ter respondido a mais esta pergunta de forma clara e sem colocar seja quem for que tiver um diploma de formação superior como o caso dessa pessoa que me enviou a pergunta numa posição de que já foi aceito na Legião, pois Você poderia até ser PHD em NEURO, que se não passar nos testes físicos, médicos e psicotécnicos lá em Aubagne, não vai adiantar ser o que é. Sua Formação pode ser um bônus numa hora em que devido à presença de vários candidatos terem sido aprovados ao mesmo tempo, e eles precisem eliminar alguns. Os Selecionadores irão fazer uma triagem em relação ao potencial de cada um, principalmente no que a Legião pode vir a utilizar para seu beneficio.

Por isso lhe digo a todos, pé no chão, muita perseverança e paciência para conseguir alcançar a todos os seus objetivos, sejam eles quais forem.

3 comentários:

  1. Cara muito bem explicado, estou com esse interesse e estou no mesmo caso dessa rapaz, faço faculdade de enfermagem, e gostaria de seguir essa linha!

    ResponderExcluir
  2. O ingresso para mulheres na área da saúde dentro da legião estrangeira da França é possível? Estou concluindo o ensino técnico de enfermagem e a graduação em enfermagem.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Mercenários Brasileiros!! Legião Estrangeira ou Exército Americano?

                                            Os Brasileiros se embrenham em tropas alheias. Lutar mais pelo dinheiro que por patriotismo...